Património Mundial: A página dedicada à Universidade de Coimbra - Alta Sofia já está disponível.31/10/2013
0 Comentários
As pontes marcam a paisagem. Ontem como hoje, a cidade do Porto não seria a mesma sem as suas pontes. Da Ponte das Barcas, a mais antiga, à Ponte do Infante D. Henrique, a mais recente, as margens do Douro sempre se uniram através destas construções para facilitar a circulação de gentes e de mercadorias. Umas ferroviárias outras, em maior número, de veículos e pessoas. Pontes que marcam a nossa paisagem em ferro e em betão, como já o fizeram como quando eram em madeira. Já não conseguimos imaginar a paisagem do Porto sem elas. As páginas que hoje começamos a acrescentar ao nosso sítio vão falar de pontes, das suas características ... pontes de ontem e de hoje. Link para as Pontes do Porto: http://www.portopatrimoniomundial.com/pontes-do-porto.html (em desenvolvimento)
ICOMOS – Portugal, Colóquio Porto Património Mundial: Boas práticas em reabilitação urbana Porto, Cinema Passos Manuel, 25 de Outubro de 2013 Declaração do Porto, ICOMOS-Portugal 2013: http://www.icomos.pt/images/pdfs/dec25.10.pdf
Discurso de abertura de Ana Paula Amendoeira, Presidente do ICOMOS Portugal - Porto Património Mundial: entre as Cardosas e a Reabilitação - Cidades históricas em tempos sombrios. http://www.icomos.pt/images/pdfs/ANP.pdf Ano após ano a cena repete-se: Germano Silva lança mais um livro sobre o seu Porto, fruto das crónicas que religiosamente vem publicando, domingo após domingo, "À descoberta do Porto", nas páginas do seu Jornal de Notícias. Desta feita, foi na Igreja dos Clérigos que se deu o lançamento de "Porto - Viagem ao Passado". Na plateia viam-se D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, o Director do Jornal de Notícias, Manuel Tavares, o também historiador da cidade, Hélder Pacheco, o encenador Júlio Cardoso, Dr. António Oliveira… O Pe. Américo Aguiar, Presidente da Irmandade dos Clérigos, fez as honras de quem acolhe na sua casa, o Professor Doutor Luís Miguel Duarte apresentou o autor, percorreu a história da cidade e as páginas de História da cidade escritas por Germano Silva. Perante uma igreja repleta de amigos ou meros interessados nestas coisas da História da cidade, Germano Silva agradeceu e, como não podia deixar de ser, contou histórias, falou do livro sobre a Igreja dos Clérigos que "já está pronto", cantarolou, lembrou o próximo passeio pela cidade que vai orientar … por fim o Rancho Folclórico do Porto interpretou algumas peças baseadas em autores portuenses. Para concluir a sessão, seguiu-se a formação de uma fila imensa de interessados em ter os seu último livro autografado. Para o ano haverá certamente mais, um até já está escrito!
![]() As condições climatéricas dos últimos dias não tem facilitado a vida aos arqueólogos e antropólogos que continuam a trabalhar na Rua Ferreira Borges, nas sepulturas aí encontradas do cemitério pertencente à capela da Ordem Terceira do antigo Convento de S. Domingos. Na altura em que voltei a esta escavação, no passado dia 12 de Outubro, nenhum técnico se encontrava no local pelo que as imagens que obtive foram do lado exterior da vedação mas ainda deu para captar uma das ossadas aí encontradas in situ, ou seja, na respectiva sepultura. Hoje, dezassete de Outubro, voltei ao local e deparo com o procedimento de proteger e tapar toda a área de intervenção. Quem sabe, se no futuro, novos desenvolvimentos técnico-científicos, não permitirão complementar os dados agora obtidos. Só o futuro o dirá! Link para as crónicas urbanas de Patrícia Carvalho http://www.portopatrimoniomundial.com/escritos-sobre-a-cidade.html
Link para este e outros desenhos de Nuno Sousa http://www.portopatrimoniomundial.com/desenhar-o-porto.html As marcas gravadas na pedra que ainda hoje encontramos em construções medievais foram executadas por canteiros que assim identificavam as peças por eles realizadas. Pretendiam, desse modo, marca-las para que não restassem dúvidas quanto à autoria do seu trabalho e assim, contabilizando-as, obter o respectivo pagamento.
As marcas que hoje apresento podem ser vistas na muralha do século XIV, no Centro Histórico, junto ao Postigo do Carvão, único exemplar ainda existente de portas e postigos que no período referido abriam a cidade ao exterior. São marcas que, para muitos passam despercebidas, mas que nos transportam para uma época e para um mester: o de pedreiro ou canteiro. "O ICOMOS Portugal organiza no Porto, em Outubro do corrente ano, um Seminário destinado a promover, de forma positiva, a discussão sobre a reabilitação que tem sido executada nos últimos anos na zona histórica do Porto - Património Mundial apresentando, simultaneamente, algumas ideias e projectos de pequena escala que respeitam as normas internacionais da teoria da conservação, restauro e reabilitação das cidades históricas, mais integradores da diversidade, das tipologias e sobretudo das pessoas que dão sentido a todo este património."
Fonte: http://www.icomos.pt/ Programa detalhado: http://www.icomos.pt/images/pdfs/programa.pdf Ficha de inscrição: http://www.icomos.pt/index.php/35-fichas/43-ficha-de-inscricao Os forais dos Porto são dois e datam, respectivamente de 1123, no tempo do Bispo D. Hugo (bispo do Porto entre 1113 e 1136), quando o Porto era uma cidade episcopal (1120-1405) e de 1517, O Foral "novo" de D. Manuel I (Rei de Portugal entre 1495 e 1521). Ver a página sobre Os Forais do Porto em ... http://www.portopatrimoniomundial.com/os-forais-do-porto.html
![]() Já não é novidade para ninguém muito menos para os cidadãos do Porto. A lista encabeçada pelo independente Rui Moreira veio alterar profundamente o quadro eleitoral autárquico da nossa cidade. Como cidadão do Porto só espero que as preocupações sentidas pelas gentes do Porto, hoje mais do que nunca, encontrem no novo edil portuense e na sua gestão autárquica as respostas urgentes para os problemas que a cidade tem, e são muitos. Reabilitação urbana (do Centro Histórico e da cidade) é certamente um deles. Espera-se muito de Rui Moreira. Os portuenses estão há muito à espera que a cidade se reencontre consigo própria. É a hora! De 1 de Setembro de 2013 a 30 de Setembro de 2013 os visitantes do nosso site ultrapassaram os 9300. A média foi de 312 visitantes por dia. Nos últimos 15 dias (16_09 a 30_09) a média foi de 306 visitantes por dia. As páginas mais visitadas, no mês de Julho foram: Património Mundial da UNESCO, Passeio das Virtudes, História Urbana do Porto, Sé Catedral do Porto, Blog Novidades, Quarteirão das Cardosas e igreja de S. José das Taipas. O maior número de visitantes acorreu no dia 15 de Setembro com 479 visitas. O dia com o maior número de páginas visualizadas ocorreu no dia 24 de Setembro com 520.
Para visualizar estatísticas do site ... http://www.portopatrimoniomundial.com/estatisticas.html |
AutorCategorias
Todos
|