"Porto Poetic é uma designação propositada: não é uma designação sobre pequenas coisas que se desenham a par do projecto. É um discurso sobre como a cidade, a escola, o método, os personagens e a sua imaginação, se prolongam para uma configuração que tem tanto de poético quanto de carácter. Não apenas o carácter da cidade e dos seus arquitectos de única e excepcional qualidade, mas também o carácter dos editores e dos produtores das peças de mobiliário e outros artefactos, do trabalho artesanal ou industrial, paciente e persistente, da qualidade exímia das suas execuções e do valor da sua participação ao longo de décadas, neste processo."
Paula Santos e Manuel Maria Reis in http://portopoetic.com/?page_id=10
A Exposição Porto Poetic decorrerá de 6 de Março a 13 de Abril na Biblioteca Almeida Garrett e em paralelo decorre um ciclo de conferências - "Porto Poetic Talks" - que teve o seu arranque no passado dia 6 de Março e que prosseguirá com mais três conferências (dias 13, 20 e 27 de Março, sempre às 18h30), encerrando dia 3 de abril (também às 18h30), com o debate centrado n' "A Escola do Távora". Serão oradores Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Francesco Dal-Co.
A Exposição Porto Poetic completa-se com a Publicação Porto Poetic que, embora não possa ser entendida como o catálogo da Exposição, amplia a apresentação deste projecto.